O QUE SÃO SALTOS DE DESENVOLVIMENTO E PICOS DE CRESCIMENTO?
De repente, quase que do nada você começou a perceber mudanças no comportamento da criança? Mais choro? Noites mal dormidas? Agitação, inquietação e irritabilidade? Seu filho pode estar passando por um salto de desenvolvimento ou por um pico de crescimento e isso influencia todo o comportamento dele por um tempo.
Saiba o que são saltos de desenvolvimento e picos de crescimento e aprenda como ajudar a criança a lidar com estes momentos.
Crescer não é tão fácil como parece ser!
O desenvolvimento físico, cognitivo e emocional são intensos para a criança. Desde os primeiros dias de vida a criança está em construção de novas habilidades, novas aprendizagens e novas perspectivas e isso é cansativo e às vezes assustador para ela. Todas as vezes em que ela passa por uma mudança em seu corpo, cada vez que aprende algo novo ou sente algo novo a criança constrói uma nova perspectiva de mundo. Ela cresce e tudo ao seu redor cresce junto!
OS PICOS DE DESENVOLVIMENTO E SALTOS DE DESENVOLVIMENTOS NÃO SÃO A MESMA COISA
Apesar de soar semelhanças, picos de desenvolvimento e saltos de desenvolvimentos são momentos completamente diferentes pelos quais as crianças passam várias vezes durante o seu crescimento. Entender o que são e aprender a perceber quando estão acontecendo é importante para que a família possa dar suporte e auxiliar a criança a passar com mais confiança, conforto e tranquilidade por estes momentos.
PICOS DE CRESCIMENTO
Já teve a sensação de que de uma semana para outra a criança “espichou”? As roupas serviam e de repente estão curtas e apertadas? O calçado que servia com sobra nos dedos de repente não serve mais? Picos de crescimento são momentos em que ocorrem mudanças físicas significativas na criança. Nenhuma criança cresce da noite para o dia, mas a sensação é de que em poucos dias ela ficou mais alta e mais pesada.
É comum nesses momentos que a criança tenha mais fome e isso acontece porque o corpo entende que precisará de mais nutrientes e calorias. Inquietação e agitação também são características destes momentos, além da diferença no peso e altura.
SALTOS DE DESENVOLVIMENTO
Chamamos de salto de desenvolvimento os períodos em que as crianças adquirem novas habilidades sensoriais, motoras, sociais e cognitivas significativas. Cada nova habilidade adquirida vem acompanhada de uma mudança comportamental e isso acontece porque toda a estrutura de funcionamento do cérebro da criança passa por modificações para que ela se desenvolva.
Nos primeiros 24 meses de vida da criança acontecem os saltos de desenvolvimento mais marcantes nas áreas motora, cognitiva e emocional. Neste período os saltos de desenvolvimento influenciam nitidamente no comportamento da criança que pode ficar mais agitada, inquieta, nervosa, pode chorar com mais frequência e aparentemente sem motivo, podendo influenciar também no sono e na alimentação. Após adquirir uma nova habilidade a criança entra em um período de repetição aprimorando a nova habilidade adquirida, toda inquietação, agitação e irritabilidade passa, o sono e a alimentação vão se normalizando.
De uma forma mais simples, existe no desenvolvimento infantil momentos de aquisição nos quais a criança aprende coisas novas e momentos de aprimoramento nos quais ela vai repetir várias e várias vezes o que aprendeu até que obtenha total controle sobre a habilidade adquirida. Por exemplo, quando a criança aprende a rolar e a movimentar o corpo em outras direções ela vai fazer isso várias e várias vezes até que chegue o momento de aprender uma nova habilidade. Quando aprende a sentar, a criança dificilmente quer ficar deitada e quando contrariada faz força para levantar e chora.
Chorar sem motivo aparente, irritabilidade, sono agitado e dificuldade para comer são mudanças comportamentais esperadas nestes momentos. As situações de “birra” também são intensificadas nestes períodos e reações explosivas acontecem com mais frequência.
Fique atento aos sinais característicos, a criança pode apresentar:
- Dificuldade para dormir;
- Acordar durante a noite com mais frequência;
- Chorar sem motivo aparente;
- Ficar mais irritado e até agressivo;
- Ter mais fome e comer mais vezes ou comer com menor frequência;
- Ter mais dependência dos pais, necessidade de ficar perto, intensificação da amamentação como consolo e necessidade de colo;
COMO AJUDAR A CRIANÇA?
– Estabelecendo e mantendo a rotina diária;
Criança sem rotina é uma criança perdida e agitada. A criança gosta de previsibilidade, por isso assiste o mesmo desenho inúmeras vezes, repete a mesma ação, se sente confortável com a rotina e copia os adultos. Rotina permite que a criança se organize em relação ao tempo e ao espaço. Em momentos de saltos de desenvolvimento a rotina dá segurança e ajuda a criança a se acalmar e descansar.
– Não apresse a criança ou coloque um limite de tempo para que ela passe pelo salto;
Quando a criança compreender as mudanças pela qual está passando, quando se encorajar a testar as novas habilidades que adquiriu, quando se sentir segura e quando o cérebro dela terminar de se adaptar e acomodar estas novas informações tudo vai voltar ao normal. Não é seu tempo é no tempo dela.
– Estimule, mas não pressione
Seu filho vai caminhar, falar, pular… quando estiver pronto para fazer estas coisas. Ofereça um ambiente estimulante e seguro para que ele se desafie e avançe, mas não o force a fazer algo que ele não está pronto para fazer;
– Observe a criança dentro dos períodos esperados para os saltos e seja paciente com ela;