Formação de Identidade, Propósito e Caráter na Infância.

Ajudar seus filhos a construir identidade é uma das coisas mais importantes que você pode fazer por eles

O que é identidade? Quem é você? O que te define? Como você responderia a estas questões? Segundo o dicionário, identidade é um conjunto de características que distingue uma pessoa e torna possível individualizá-la. Para a psicologia todas as experiências boas e ruins que você teve ao longo da sua história definem quem você é. Do ponto de vista neurocientífico, cada experiência boa ou ruim que você viveu até aqui alteraram significativamente a estrutura de funcionamento do seu cérebro e criaram padrões comportamentais que definem quem você é.

Nosso cérebro se desenvolve ao longo da nossa vida e possui uma função incrível conhecida como plasticidade cerebral, que é a capacidade de alterar sua estrutura de funcionamento com base nas experiências vivenciadas e nos estímulos recebidos. Todas as vezes em que você está diante de algo que te desafia, quando precisa resolver um problema ou uma situação complexa, milhares de conexões neurológicas, sinapses, acontecem em milésimos de segundo para que você se aproprie de novas informações e desenvolva aprendizagem. Essas conexões alteram o funcionamento do seu cérebro e influenciam o seu comportamento e a sua perspectiva em relação ao ambiente, as coisas e as pessoas. 

Sim, nosso cérebro é incrível! 

Você precisa entender que o cérebro do adulto e o da criança não são iguais. Possuem as mesmas capacidades e possibilidades, mas estão em estágios de desenvolvimento completamente diferentes. Quanto menor a criança, menos desenvolvidas estão suas capacidades cerebrais, por isso não podemos esperar ou exigir que a criança pense e aja como adultos, elas não possuem capacidades desenvolvidas para fazer isso.

A criança precisa de ajuda e de tempo para construir suas aprendizagens e com base nas experiências que vivenciar, construir para si um conjunto de características que formarão sua  identidade. Você também passou por isso, apenas não se lembra!

Fracasso e sucesso estão ligados a identidade, assim como a capacidade de solucionar problemas ou causar problemas e o senso de pertencimento, aceitação e importância. A paternidade e a maternidade influenciam significativamente na construção da identidade e essa influência pode ser positiva ou negativa. A construção da identidade é dinâmica, subjetiva e articulada à consciência de si em relação a comunicação, linguagem, socialização, experimentação, de uma forma ativa, afetiva e cognitiva. Nesse sentido, a identidade é uma representação de si no ambiente através de características resultantes da individualidade.

Uma identidade bem firmada na criança gera segurança, confiança e senso de capacidade, permanência e continuidade. Isso torna situações de adaptação a mudanças e as crises de identidade da adolescência mais fáceis de serem superadas. 

É na infância que a maior parte das aprendizagens que subsidiarão o caráter, a personalidade e a identidade são construídas. Me atrevo a afirmar convictamente que a infância é parte mais importante das nossas vidas, é ela quem explica o adulto que nos tornamos e é para ela que voltamos para resolver questões ligadas à identidade, propósito e caráter.

Se este artigo te ajudou, compartilhe com alguém para que ela também seja ajudada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *